A partir de 02/01/2023 todas as instituições financeiras deverão marcar a mercado as debêntures, CRI’s, CRA’s e títulos públicos pelas taxas de marcação a mercado.
Abaixo relacionamos as principais dúvidas quanto a essa mudança:
O QUE VAI MUDAR EFETIVAMENTE NA MARCAÇÃO DE TÍTULOS DE RF?
Atualmente, o modalmais precifica suas debêntures, CRIs e CRAs pela taxa de aquisição do ativo, mas também apresenta para o cliente a taxa referência da Anbima, que é a mais próxima da marcação a mercado. A partir de 02/01/2023, todas as instituições financeiras deverão usar a taxa referência da Anbima para os ativos que estiverem disponíveis e uma metodologia interna para os títulos que não estiverem.
QUAIS ATIVOS SERÃO IMPACTADOS?
A prática da marcação a mercado deverá ser adotada para títulos públicos federais (exceto Tesouro Direto), debêntures, CRIs e CRAs.
A PARTIR DE QUAL DATA MUDARÁ A MARCAÇÃO?
A partir de 2 de janeiro de 2023.
QUAL VAI SER A PERIODICIDADE E COMO AS INFORMAÇÕES DE PREÇOS DE REFERÊNCIA SERÃO ATUALIZADAS?
As informações serão atualizadas diariamente. A marcação a mercado será referenciada pelas taxas da Anbima (padrão de mercado) e, na ausência das taxas da Anbima, será utilizado o modelo de precificação do Banco Modal.
ALGUMAS INSTITUIÇÕES ESTÃO DANDO A OPÇÃO PARA OS CLIENTES CLASSIFICADOS COMO INVESTIDOR QUALIFICADO/PROFISSIONAL CONTINUAREM COM A MARCAÇÃO NA CURVA.
O MODAL VAI DAR ESSA OPÇÃO TAMBÉM?
No primeiro momento será priorizada a marcação a mercado. Estamos estudando a possibilidade de terem as duas opções.
EM RELAÇÃO AOS ATIVOS QUE A ANBIMA NÃO PRECIFICA, COMO SE DARÁ A METODOLOGIA?
Os ativos que não são precificados pela Anbima seguirão o manual de precificação do Banco Modal. Em linhas gerais, o banco busca resultar as oscilações da estrutura a termo da taxa de juro adicionado a um spread de crédito de ativos similares no mercado (títulos com risco e duration semelhantes).
ONDE POSSO ACOMPANHAR A POSIÇÃO DO MEU CLIENTE?
As informações estarão disponíveis no cockpit para o assessor.
COMO SERÁ IMPACTADO A RENTABILIDADE DO CLIENTE NA CARTEIRA GLOBAL?
O Preço Unitário (PU) será verificado diariamente.
QUAIS SÃO AS VANTAGENS E AS DESVANTAGENS DO NOVO MODELO DE MARCAÇÃO A MERCADO?
O novo modelo de marcação a mercado dá ênfase às variações de curto prazo do preço do ativo, trazendo uma visão mais apurada do valor atual do ativo e reforçando a questão da volatilidade dos ativos de durations maiores. O modelo em que o cliente acompanha a sua rentabilidade adquirida reforçava uma visão de longo prazo, com destaque para a rentabilidade que o cliente teria, numa visão de ficar com o ativo até o seu vencimento, porém, reduzia a percepção das oscilações de curto prazo dos ativos.
Mais informações também podem ser consultadas no site da Anbima pelo link:
https://data.anbima.com.br/regra-de-marcacao-a-mercado#marcacao-mercado