PRÉ-CADASTRO
Para iniciar o processo de abertura de conta de Pessoa Jurídica, é preciso primeiro realizar o pré-cadastro do prospect.
1 - Clique aqui para dar início ao pré-cadastro ou acesse pelo cockpit, na aba "Serviços" > "Abertura de conta PJ";
2 - Você será direcionado(a) para a página de preenchimento dos dados;
3 - Nos quatro primeiros campos devem ser inseridos os dados do "preenchedor", ou seja, os dados do(a) Assessor(a) que ficará responsável por inserir as informações/documentos, além de acompanhar todo o processo de abertura da conta;
4 - Nos demais campos, denominados como "prospect", devem ser preenchidos com as informações do cliente PJ;
5 - Em "Tipo Pessoa", marcar "Jurídica" e clicar em "Enviar". Você visualizará a mensagem "Pré-cadastro realizado com sucesso!".
Ao final dessa etapa, o(a) Assessor(a) receberá 3 e-mails:
1. Confirmação do pré cadastro concluído com sucesso;
2. Envio de Login de acesso à FebWeb;
3. Envio de senha de acesso à FebWeb.
FEPWEB
Para dar sequência na abertura de conta PJ, é necessário acessar a plataforma FebWeb através do link que você receberá por e-mail com a senha também recebida por e-mail.
Após o primeiro acesso à plataforma, será necessário redefinir a senha.
Nesta etapa, você deverá preencher os dados da PJ e anexar as devidas documentações.
1 - Após logado(a) na plataforma, clique no formulário para iniciar o preenchimento;
2 - Faça o preenchimento de todas as 7 abas disponíveis;
3 - Clique em SALVAR em cada etapa, pois a plataforma não salva os dados automaticamente;
4 - O botão FINALIZAR será habilitado após preencher todas as informações cadastrais.
(Em anexo, ao final da página, está a lista de documentos exigidos para a abertura de conta de cada tipo de natureza jurídica, por exemplo: LTDA, S.A., EIRELI, entre outros).
Dicas importantes de preenchimento:
- Ao lado do botão VOLTAR, consta um ícone que aponta todas as pendências de preenchimento ou inconsistências;
- Na aba 3 - DADOS GERAIS, para o campo "CNAE - Atividade Econômica (Cartão CNPJ)" é possível encontrar a informação no Comprovante de Inscrição da Pessoa Jurídica, no campo "Código e Descrição da Atividade Econômica Principal";
- Na aba 4 - COMPOSIÇÃO ACIONÁRIA, vale ressaltar que caso a PJ tenha como sócia(s) outra(s) PJ(s), deve-se enviar o contrato social de todas as empresas sócias para identificação dos beneficiários finais pessoas físicas e jurídicas. Para empresa(s) sócia(s) S.A, deve-se anexar a última Ata de Eleição dos Diretores na aba de “upload de documentos”;
- Na aba 5 - INFORMAÇÕES FINANCEIRAS, caso a PJ não tenha faturamento no seu primeiro ano, deve-se enviar a declaração de expectativa de faturamento;
- Na aba 7 - QUESTIONÁRIOS, o Questionário Socioambiental será solicitado dependendo da atividade econômica da empresa. Através dele é possível analisar a responsabilidade desse quesito nas organizações;
- Na aba 8 - UPLOAD DE DOCUMENTOS, é importante frisar que serão aceitos somente documentos no formato PDF e que tenham até 20MB. Caso sejam incluídos documentos fora do padrão, a plataforma apresentada a mensagem: "Formato de arquivo inválido. Os formatos válidos são: PDF".
- Após realizar todo o preenchimento, não deixe de clicar em "SALVAR" e "ENVIAR PARA AVALIAÇÃO CADASTRAL" para que as áreas recebam de forma imediata e sigam com as devidas análises.
RÉGUA DE COMUNICAÇÃO
Para mais transparência no processo de abertura de conta PJ, você receberá um comunicado via e mail referente a cada etapa. Dessa forma, você conseguirá saber exatamente qual é status e andamento dessa abertura de conta.
Vale ressaltar que todo o controle referente ao andamento da abertura de conta PJ, será feito pelo envio desses comunicados. Então fique atento (a) aos e mails recebidos para fazer o controle do andamento de cada conta que está abrindo.
Abaixo, as etapas referentes à abertura de conta PJ:
- PRÉ-CADASTRO: etapa onde é realizado o início do processo de abertura de conta através do(a) Assessor(a), com o preenchimento dos dados do prospect;
- AVALIAÇÃO CADASTRAL: o time de Cadastro realiza as avalições das informações e documentos;
- AVALIAÇÃO COMPLIANCE: o time de Compliance realiza as avaliações de Risco e relevância do cliente;
- VALIDAÇÃO DE FIRMAS E PODERES: o time realiza a validação de firmas e poderes para encaminhar os documentos para assinatura;
- ASSINATURAS: a documentação é encaminhada ao(s) Representante(s) da PJ por e-mail para assinatura digital;
- CONTA ATIVA: criação da conta na B3 + Banco Digital + Envio dos acessos ao Portal do Empreendedor para o(s) Representante(s).
Todo o processo de abertura de conta PJ também encontra-se detalhado no Modal University, pela trilha:
B2B - Onboarding > Primeiros Passos > Abertura de Conta > Pessoa Jurídica.
Anexos
- Declaração de Previsão de Faturamento, para a PJ que não possua faturamento. Deve ser assinada pelo sócio e contador.
- PDF ilustrativo do processo de abertura de conta PJ + e-mails de cada etapa do processo.
- Lista de documentos exigidos para abertura de conta de cada tipo de natureza jurídica.