Para realizar o processo de transferência de custódia da atual instituição do cliente para o Modal, ele deve entrar em contato com a instituição cedente e verificar como é realizado o processo para portabilidade de saída.
Geralmente o processo é realizado da seguinte forma:
- O cliente realiza o preenchimento da STVM (Solicitação de Transferência de Valores Mobiliários) no modelo da instituição cedente com os ativos que deseja transferir, os dados do cedente e do cessionário.
- O cliente deve encaminhar o documento preenchido para o endereço solicitado pela cedente, junto com os documentos adicionais, caso necessário.
- Vale informar que a carta para transferência de Fundos de Investimento é um documento diferente da STVM. O cliente deve se informar sobre o documento e o processo no site da cedente.
Pontos importantes sobre o processo:
RENDA FIXA:
- Para todas as transferências de ativos negociados na CETIP precisamos receber as notas para o aceite dos títulos. Reforçamos que o ideal é que as notas sejam enviadas com antecedência para não termos pendências durante o processo.
- Caso o cliente receba notificação da corretora cedente de que sua transferência foi rejeitada pela corretora cessionária, informamos que não é necessário que o processo seja iniciado do zero novamente. Informaremos diretamente a vocês qual foi o impeditivo. Assim que a pendência for regularizada poderemos solicitar a corretora cedente um novo lançamento de transferência.
- Informamos que não é possível realizar aceite parcial da transferência de custódia, pois a corretora cedente realiza a transferência de forma unificada. É realizado um único protocolo de transferência com todos os ativos da STVM. Temos somente duas opções, acatar ou rejeitar o lançamento. Não sendo possível o aceite parcial.
RENDA VARIÁVEL:
Operações Estruturadas/com garantias:
- Essa transferência requer um duplo comando por parte do cedente e o cessionário.
- Sugestão: Verificar com a Cedente se existe algum documento específico para ser preenchido ou se precisa indicar o que precisa ser transferido em conjunto.
- É necessário mudar os ativos para a carteira de garantia e fazer a transferência dos ativos com as garantias. Antes de chegar ao Modal, a transferência é validada pela B3 e, caso não seja feito dessa forma, a operação será cancelada.
Títulos SELIC como garantia:
- Sugestão: Verificar com a Cedente se existe algum documento específico para ser preenchido ou se precisa indicar o que precisa ser transferido em conjunto.
- Os títulos precisam estar vinculados a operação para serem transferidos. Antes de chegar ao Modal, a transferência é validada pela B3 e, caso não seja feito dessa forma, a operação será cancelada.
FUNDOS DE INVESTIMENTO:
- Tratamos cada posição individualizada, e, portanto, é possível realizar aceite parcial da transferência. Caso haja alguma restrição para transferência de um fundo do cliente o restante irá seguir o processo sem prejuízo de prazos.
Clique aqui para fazer o download do documento de solicitação de transferência (STVM)
Clique aqui para fazer o download do modelo de preenchimento para transferência de posição de fundos de investimento