Antes de entender sobre Termo de Desenquadramento, é importante esclarecer os parâmetros para definição do Perfil do Investidor, que são regulados na ICVM 539/13, que dispõe sobre a definição de perfil, verificação da adequação dos produtos, serviços ou operações ofertadas.
O Perfil de Investidor serve para orientar as escolhas de produtos compatíveis com seus objetivos de acordo com a sua tolerância à risco e as suas expectativas de investimentos. Este perfil é definido através do Suitability, que é o resultado do conjunto de informações fornecidas através do preenchimento de um questionário, com perguntas sobre seus objetivos de investimento, situação financeira e conhecimento do mercado financeiro. Este perfil tem como propósito, ajudar o investidor a identificar e verificar quais os produtos ofertados pelo modalmais são mais adequados para atender suas necessidades.
Conservador – Busca consistência na gestão e preservação do capital. Tem preferência por produtos de baixo risco e consequentemente possui tolerância baixa ao risco.
Moderado – Não abre mão da segurança na hora de investir, mas está aberto a maiores riscos para obter melhor rentabilidade. Busca retornos superiores ao CDI no médio prazo em diferentes mercados, com pequena exposição a ativos de risco. Tolerância média ao risco.
Arrojado – Assume riscos mais altos na busca de uma rentabilidade mais expressiva, maximizando ganhos no longo prazo.
Ok, mas e se eu quiser investir em um produto que não se enquadra no meu perfil?
Quando o investidor deseja investir em um produto financeiro que não se enquadra no seu perfil de investimento, há a possibilidade de preenchimento de um novo questionário para que seja feita uma reavaliação do Perfil, considerando os novos objetivos de investimentos.
No entanto, caso o cliente queira investir em determinado produto que não se enquadra no seu Perfil sem que seja feita essa reavaliação e reclassificação, disponibilizamos ao final da página os Termos de Desenquadramento, onde o cliente se declara ciente quanto ao risco e demais características do produto, atestando que este não é abarcado pelo rol de produtos adequados ao seu perfil.
- Quais os produtos e serviços são acompanhados pelo processo de Suitability?
- Renda fixa
- Fundos de investimento
- COE
- Renda variável
- Plataformas de negociação
- IPO/OPA
- Margem reduzida
- Venda descoberta
- Alavancagem intraday
- RLP
- Termo
A categorização dos produtos de investimentos observa, dentre outros, os seguintes critérios: riscos associados ao produto e seus ativos subjacentes; existência de garantias; prazos de carência e risco de liquidez associado.
Em quais situações será aplicado o Termo de Desenquadramento?
O Termo de Desenquadramento será aplicado nos casos em que o investidor desejar aplicar em um produto fora do seu Perfil e cuja classificação do produto escolhido para aplicação seja de maior risco. Vamos a um exemplo: caso você tenha um Perfil de Investidor moderado e queira investir em um produto conversador ou moderado, não vai precisar aceitar o Termo. Agora, se você quiser investir em um fundo de investimento com perfil arrojado por exemplo, você precisará sim, aceitar o Termo para investir nesse produto.
Então vamos lá:
- Perfil conservador: precisará aceitar os termos dos produtos moderados e arrojados.
- Perfil moderado: precisará aceitar os termos dos produtos arrojados.
- Perfil arrojado: não precisará aceitar os termos de nenhum dos perfis.
Qual é o Perfil de Investidor recomendado para quem quer investir na Bolsa de Valores?
Devido ao risco envolvido nas operações de renda variável, é recomendado que o investidor tenha um Perfil arrojado. Caso o investidor tenha um Perfil conservador ou moderado, será necessário que reavalie o Perfil de Investidor preenchendo um novo formulário de Suitability ou assinando o Termo de Desenquadramento (anexos ao final da página).
Como reavaliar o Perfil de Investidor?
O Perfil de Investidor pode ser atualizado por meio do preenchimento do questionário de Suitability.
Termos de Desenquadramento: